Google
Ticsjb
Aplicado a educação.

NATAÇÃO E RECREAÇÃO UMA DUPLA EDUCATIVA

1 Projeto de pesquisa, apresentado ao
Curso de Fisiologia do exercício e Educação física,
Do Centro Sul – Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós Graduação, como requisito para a obetenção do
2 Titulo de especialista Orientado pelo
Professor (a) 3 Elaine Farina


RESUMO
O objetivo do presente estudo, de natureza qualitativa, foi pesquisar os motivos que levam a aderência de crianças, matriculadas por seus pais, em escolas de natação, bem como identificar as principais características do professor, necessárias ao desempenho de um bom trabalho. O estudo desenvolveu-se em duas etapas, a primeira referente a uma revisão de literatura sobre a temática proposta e a segunda correspondente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário aberto aplicado a uma amostra constituída por 20 pais de crianças de 4 a 11 anos, de ambos os sexos, de formação acadêmica variada e faixa etária compreendida entre 27 e 60 anos. Os dados foram analisados de forma descritiva, utilizando-se a técnica de analise de conteúdo e indicam que os motivos que contribuem para a aderência das crianças as escolas de natação incidem sobre a existência de um momento alegre e descontraído, com a prática saudável da natação associada ao aprendizado por meio das brincadeiras. A importância da natação não apenas para os desenvolvimentos físicos da criança, mas também para o desenvolvimento físico da criança, mas também para a formação de sua personalidade e inteligência, e algo que não se pode negar. Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio liquido em idade pré escolar tem um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização. Em relação às principais características do professor, a dedicação, a responsabilidade, o bom humor, o comprometimento, a compreensão e as constantes inovações nas aulas foram às qualidades mais citadas.
Palavras Chaves natação, criança, professor.


Introdução
Sem água não há vida, ela cobre quase três quartos da superfície terrestre e é um bem indispensável à atividade do homem.
A natação é a arte da auto-suportação e auto-movimentação,por meio dos braços e pernas, dentro ou sobre a água, geralmente praticados como um desporto ou simples divertimento.
Como os seres humanos não nadam naturalmente, tiveram de desenvolver vários estilos e movimentos do corpo que os propulsionassem pela água com rapidez.
É conhecida e apreciada desde o tempo dos romanos e dos gregos, que a utilizavam para treinar guerreiros, tendo, no entanto caído em desuso na Idade Média, quando atribuíram a esta atividade a culpa das constantes doenças epidêmicas da época. Desde 1603 fazia parte das atividades escolares em alguns países, mas poucos a praticavam e não era tida em grande consideração.
Porém, no século XIX tudo isso se dissipou e a natação voltou a ser, não só um desporto muito popular, como também tratamento psico-terapêutico, e foi considerada a mais benéfica forma de exercício, que tem mais benefícios do que qualquer outro desporto.
No século XX a afluência aumentou tanto que foram introduzidas novas técnicas e foram construídas imensas piscinas, quer interiores quer exteriores. Assim ter uma piscina, que antes era praticamente um privilégio, passou a ser relativamente comum.
Entre inúmeras possibilidades de se vivenciar a recreação e o lúdico um campo de investigações e pesquisas vem merecendo o olhar aguçado de diversos pesquisadores da atualidade, entre os quais DELUCA e FERNANDES (2002) bem como CORREA e MASSAUD (2004), o qual diz respeito à relação existente entre o lazer e a participação humana nas praticas físicas inseridas em meio liquido, como no caso das atividades aquáticas representadas pela natação.
Nessa ótica de analise, SCHWARTZ (2002) demonstra a necessidade dos indivíduos terem sua participação efetiva nas atividades ligadas ao lazer, o qual, por algumas de suas características como liberdade, prazer, lúdico, torna-se importante elemento na promoção da maximização da alegria no viver.
A natação juntamente com as atividades recreativas durante as aulas atua como um agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização algo simples e bem sucedido.
Podemos inferir, assim como Cirigliano (1981) que um programa de natação para a primeira infância, quando elaborado e conduzido por um profissional competente, assume o importante papel de educar integralmente a criança permitindo:
A aquisição do sentimento de "confiança básico", eixo da personalidade e matriz da confiança social;
A seleção e gradação dos estímulos sensório motores para obtenção de respostas adaptativas mais adequadas e hierarquicamente úteis para a transferência da aprendizagem;
A adequação aos estímulos perceptivo motores no preciso momento evolutivo, tornando irreprodutível se oferecido mais tarde com as mesmas características naturais e nas mesmas condições;
A utilização da base reflexa antes de sua extinção, para a construção de sistemas funcionais econômicos através de propostas sistemáticas de aprendizagem;
O conhecimento e domínio progressivo do corpo, que facilitam a formação de uma imagem corporal integrada e rica através da sensório - percepção;
A formação da base da inteligência, a partir das oportunidades oferecidas, em quantidade e qualidade adequadas, de exercitar sua vontade em realizar experiências;
A comunicação entre a criança e o professor (adulto) através do gesto e da ação, canais onto e filogeneticamente mais antigos, como medida prévia para uma comunicação simbólica e integrada em seus três níveis de expressão: preverbal, paraverbal e verbal;
A instauração de um vínculo pedagógico personalizado e cooperativo , aberto a mutualidade família - escola de natação, a fim de formar um arquétipo educativo social prospectivamente válido.
Assim, a importância da natação não apenas para o desenvolvimento físico da criança, mas também para a formação de sua personalidade e inteligência, é algo que não se pode negar. Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.
Percebe-se constantemente a grande procura dos pais por essas atividades, as quais podem ser relevantes para o processo de desenvolvimento físico e psicológico de suas crianças. Convém ressaltar que nesse contato criança-piscina há a necessidade da criança se integrar com o meio em que se encontra, a fim de evitar possíveis problemas com as propriedades e particularidades da água, tais como o afogamento e o medo dela resultante.
Em virtude desta demanda cada vez mais crescente, torna-se necessário o envolvimento de bons profissionais atuando na área e, professores bem capacitados para desenvolver e atuar nas atividades em meio liquido, haja vista a necessidade de muitas crianças em ter seu porto seguro bem por perto dentro da piscina de aprendizagem.
MATERIAL E METODO
A utilização do meio aquático não constitui-se exclusividade dos tempos atuais, uma vez que o homem da pré- historia já utilizava-se do ambiente aquático com muita freqüência.
Toda prática de atividade humana na água e na superfície que exclui uma subordinação permanente á utilização de acessórios ou de artifícios para atingir uma autonomia sempre maior face ao meio e que exprime por um desenho. (BRITO CARLOS ALEXA SP2008).
SILVA (1987) relata que há certo de cinco mil anos, na Índia já existiam piscinas de água quente onde figuras assírias de baixo relevo mostravam estilos rudimentares de natação.
É certo que a água esta em nossa vida, em nosso corpo e ocupa a maior parte do planeta terra. Dentre outras inúmeras características do meio líquido, não menos importante seria sua relação com a educação física e as atividades físicas em que poderiam ser realizadas em tal ambiente líquido tais como: natação, pólo aquático, hidroginástica, fisioterapia, atividades recreativas etc.
A natação através dos tempos vem evoluindo de maneira satisfatória de acordo com as exigências da sociedade e do próprio ser humano. A crescente procura por tais atividades se dá, especialmente, na parte da recreação, onde as pessoas detêm um tempo livre que se deve ser aproveitado da melhor maneira possível, sastifazendo as suas necessidades como individuo.
Deste modo, entende-se que muitas pessoas, em seus momentos dedicados a recreação lúdica, optam pela realização de atividades físicas em contato direto com o meio aquático. E, felizmente alguns pais têm essa conscientização acerca da natação para seus filhos em fase de crescimento maturacional, por isso aderem aos programas que incentivam tal prática como forma de concorrer para o pleno desenvolvimento de suas crianças.
CORRÊA e MASSAUD (2004) Salientam que os cinco primeiros anos do ciclo de desenvolvimento da criança são os mais essenciais e os mais formativos e, sua influência sobre os anos que depois se seguem torna-se incalculável. Por isso, com o propósito de se evitar futuros pânicos em relação á água, talvez seja interessante a presença o quanto antes da criança em tal meio para que não haja um conceito negativo vinculado á piscina e as atividades realizadas.
FREIRE (2004) diz que as experiências vivenciadas em meio líquido devem ocorrer o mais cedo possível, ou seja, a partir do momento em que a criança nasce ela já pode vivenciar algumas experiências em meio líquido, seja no banho, na piscina de casa, clubes academias etc.
O desenvolvimento da personalidade da criança, que compreende as mudanças ocorridas no organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento (comportamento motor, percepção, construção da inteligência, afetividade, aprendizagem) tem merecido ultimamente uma atenção cada vez maior por parte dos investigadores, como assinala Cirigliano (1981).
A natação como agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização algo simples e bem sucedido.

Quando se fala em educação, nem toda relação de interação entre pais e filhos nas atividades aquáticas é um ato educativo, por que nem sempre as experiências vivenciadas pelos pais em meio líquido foram agradáveis ou, de alguma forma, nem todos os conflitos destas em relação ao sentimento de medo na água de uma piscina foram resolvidos. Usando o meio líquido como um espaço educativo nem sempre a relação pais e filhos é uma tarefa fácil, sendo fundamental o papel do bom professor para conduzir estas situações e preparar o aluno para a adaptação ao meio líquido.
Com as modernidades dos dias de hoje urge que a natação atenda as necessidades dos alunos e pais, que são matéria prima do trabalho desenvolvido diariamente pelo professor. Por isso mais do que nunca o profissional responsável deve ser cada vez mais eclético, obtendo conhecimentos específicos de outras áreas que possam auxiliá-los a desenvolver um trabalho de qualidade.
Um dos fatores que contribuem para o aumento do número de crianças na natação é a expectativa dos pais para que elas aprendam a nadar interagir e brincar com o meio aquático para que também um dia não venham a morrerem afogadas (FREIRE 2004).
Os pais também estão muito interessados quanto ao profissional que vai atuar nesse processo de ensino aprendizagem ao meio liquido por isso torna-se necessário o engajamento de bons profissionais atuantes na área da natação.
O presente estudo teve por objetivo investigar, na visão de pais que levam seus filhos á realização de atividades aquáticas, os principais fatores que desencadeiam aderência a tais atividades, no âmbito da recreação durante as aulas.
O estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa, por entender, assim como RICHARDSON (1989), que este tipo de processo vivenciado, procurando aprofundamento em relação ao entendimento de fenômenos e de suas mudanças, dentro do processo social.
O trabalho foi elaborado em duas etapas, a primeira uma relativa pesquisa bibliográfica, onde a revisão foi feita por diversas fontes e coleta de dados com a finalidade de compreensão de assuntos relacionados às práticas das atividades aquáticas.
A segunda etapa foi feita através de uma pesquisa exploratória, por meio da qual pode-se penetrar diretamente no universo pesquisado, para o mesmo foi utilizado um questionário aberto como instrumento para coleta de dados.
O estudo foi composto por 20 pais de crianças, as quais pertencem à faixa etária de 3 á 11 anos e freqüentam aulas de natação em uma academia de São João Batista-SC na qual trabalho.
Os pais selecionados aleatoriamente são de faixa etária de 25 á 60 anos de ambos os sexos e escolaridade diversificados.
Os dados foram analisados de forma descritiva, este tipo de analise favorece o foco apenas nas questões mais relevantes para o estudo, representando assim uma ótima maneira para descrição analise classificação de qualquer tipo de processo vivenciado, procurando retratar as questões qualitativas, conforme salienta RICHARDSON (1989).
RESULTADOS E DISCUSSOES
A questão numero um do questionário procurou entender o por que dos pais optarem pelas atividades aquáticas, no caso a natação, ministradas a seus filhos, isto e, quais fatores que contribuem para a aderência das crianças em aulas de natação, no âmbito da recreação.
1- Quais os principais interesses que levam você a procurar as aulas de natação para o seu filho?
Respostas
Nº de pais
TOTAL %
Permitir um momento alegre e descontraído ás crianças,
com a prática saudável da natação associada ao aprendizado
por meio das brincadeiras e da recreação aquática
7
35%
Possibilidade de ter um desenvolvimento
físico e psicológico cada vez mais recorrente
5
25%

Oportunidade de conhecer novos amigos e melhoria
de vida da criança como um todo.
3
15%
Contribuir para o emagrecimento da criança, uma vez que a mesma caminha para a obesidade.
3
15%
Incentivar desde cedo à prática de exercícios físicos, a fim de que a criança possa crescer consciente dessa importância.
2
10%
A maioria dos sujeitos participantes da pesquisa 35% mostra que a possibilidade de inserção das dinâmicas lúdicas em atividades aquáticas (natação) torna-se o principal motivo que contribui para a aderência de seus filhos a programas de natação, nos momentos dedicados ao recreativo das crianças.
De acordo com FREIRE (2004), as propostas se direcionam especificamente para a possibilidade do trabalho com as brincadeiras em meio líquido como um espaço para a manifestação do lúdico, ou seja, uma forma de expressão artística que permita o encontro entre professor e aluno, num processo que antecede o ato de nadar, mas que facilita sua ambientação em meio líquido.
O brincar permite à criança a satisfação de seus desejos e a resolução de alguns conflitos, coisas que, na vida real, não e possível acontecer com tanta facilidade e espontaneidade.
Além do discutido anteriormente sobre o lúdico como coadjuvante ao processo de aprendizagem na natação, outro fator também se apresenta como paliativo, o qual gira em torno da chance da criança e ter um pleno desenvolvimento físico e psicológico (25%), sendo tal fator aquele que impulsiona determinados pais procurarem por escolas de natação.
Segundo DOLTO (1988), para que as crianças adquiram estruturas físicas, emocionais, e intelectuais básicas, é necessário que as mesmas se sintam alegres com as próprias investidas, movimentando-se livremente e com segurança, tendo uma relação humana de afetividade entre pais e filhos e entre professor e aluno.
A questão dois do questionário esclarece a importância do momento recreativo para os pais.
Você acha importante o momento da recreação durante as aulas?
Respostas
Nº de pais
TOTAL %
Sim, por que a criança interage melhor com o professor, os colegas, melhorando assim toda a sua relação no contexto escolar e social.
15
50%
Sim, pois a criança necessita de um momento lúdico e recreativo durante as atividades na piscina, para as aulas não se tornarem maçantes.
15
50%

Não, pois meu filho brinca bastante em casa, e acho desnecessária a prática de brincadeiras nas aulas de natação.
0
0%
A maioria dos sujeitos participantes da pesquisa na questão dois acredita na importância da recreação durante as aulas de natação, não vendo a natação somente como um esporte que ensina a nadar, mas em toda sua amplitude.
A natação por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, também é a única atividade física indicada para menores de três anos.
Nesse sentido, a natação infantil não se detém somente ao fato de que a criança aprenda a nadar como afirma Navarro e Tagarro (1980), mas sim, que contribua para ativar o processo evolutivo psicomorfologico da criança, auxiliando o desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular morfológico. A prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo
O raio de ação da natação infantil continua os especialistas, envolve desde a ativação das células cerebrais da criança, ate um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade e reforçando o inicio de sua personalidade. Ela age como um agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador.
A questão três do questionário esclareceu a caracterização do profissional envolvido com o ensino da natação, no sentido de apresentar qualidades essenciais para que o trabalho desenvolvido possa ser pleno em êxito.
3- O que você espera do professor de educação física que ensina natação para o seu filho?
Respostas
Nº de pais
TOTAL %
Muito dedicado e responsável, inserindo constantes inovações em suas aulas.
10
50%
Sempre disposto e alegre, demonstrando que faz com eficiência e prazer o que se dispõe a fazer.
5
25%
Bem dinâmico, motivador, no sentido de não deixar uma criança sequer sem participar das aulas.
5
25%
Regular, pois poderia melhorar a dinâmica de suas aulas.
0
0%
A dedicação e a responsabilidade, tendo sempre em mãos constantes inovações nas aulas (50%) são as respostas mais coletadas com os pais dos alunos quanto ao julgamento que fazem da caracterização básica dos professores que lidam com seus filhos na aula.
O profissional de natação que hoje se limita apenas ao ensino dos quatro nados e não procura a diversificação de conhecimentos, não consegue perceber a riqueza que a natação pode oferecer as pessoas e as crianças carentes de um pouco mais que o ensino e a técnica dos quatros estilos. Esse profissional fica comprometido em relação ao mercado de trabalho, pois atualmente exige mais qualidade e seriedade daqueles que nele atuam.
FREIRE (2004) aponta que a participação dos alunos nas brincadeiras em meio líquido está pautada no efetivo envolvimento do professor, ao induzir o aluno de forma a envolvê-lo num prazer inicial, o qual tenderá ao desencadeamento de sentimentos prazerosos ainda mais recorrentes.
Conteúdo, como vimos, é fundamental. Todavia, além do conhecimento técnico e científico, há alguns pontos de ordem prática que ajudam o professor a obter sucesso no ramo da Natação:
Algumas dicas para didática de ensino:

- De vez em quando o professor deverá sempre olhar seus alunos nos olhos ; isso é muito importante, do contrário muitos alunos nem o reconhecerão se encontrá-lo na rua;

- Nunca falar com os alunos de costas para você;

- Estar sempre preparado para entrar na piscina;

- Iniciantes precisam do professor junto dentro d'água na maior parte do tempo;

- Observar o tom de voz para que não fique nem muito alto para os que estão pertos e nem muito baixo para os alunos mais distantes;

- Falar pouco: explicações muito longas são cansativas e confusas;

- O material na borda da piscina deverá estar sempre organizado;

- Nunca jogar o material aos alunos e sim, entregar a eles;

- Usar roupas justas, pois casacos e moletons largos impedem que os alunos identifiquem o movimento feito pelo professor;

- O professor deverá estar centrado na aula em 100% do tempo; são incabíveis atitudes como comer na borda da piscina, conversar com colegas de trabalho, lixar unhas, ler ou descolorir os pelos durante a aula, mesmo que se trate de uma turma de alunos avançados. Sempre há o que corrigir, mudar , incentivar ;

- Seja sempre pontual e nunca acabe as aulas antes do tempo previsto, em situações normais;

Pode parecer impossível a um mesmo ser humano agregar todas as características acima e talvez seja mesmo. Contudo, é a busca constante pelo nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional que faz a diferença.
Pode parecer impossível a um mesmo ser humano agregar todas as características acima e talvez seja mesmo. Contudo, é a busca constante pelo nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional que faz a diferença.
Termino esse texto com algumas citações do artigo de Chuck Salter, um escritor americano que tem ensinado fundamentos de basquete, softbol e futebol a crianças em Baltimore. Esse artigo foi publicado no ASCA (American Swimming Coaches Association) Newsletter de Novembro de 2002:
"Não é o suficiente saber o seu programa e material. Você precisa conhecer o seu grupo, saber quem são as pessoas que você vai ensinar. Os talentos, os defeitos, as fraquezas. Você precisa saber onde eles estão e procurar olhar onde eles poderão chegar."
"A melhor maneira de ensinar não está em uma fórmula, é algo pessoal. Diferentes pessoas ensinam a mesma matéria de forma diferente porque são diferentes e vêem o mundo de forma diferente. Nós ensinamos o que somos. O ato de ensinar requer coragem para explorar o seu próprio sentimento de identidade".
Conclusão
A intenção do presente estudo foi discutir possibilidades pedagógicas de trabalho para os profissionais que atuam nas escolas de natação, visualizando o papel do professor para alem do simples ensinar a nadar os quatros estilos, alcançando uma dimensão humana de agente facilitador no processo de desenvolvimento global do ser humano, levando em consideração as estruturas físicas, emocional e intelectual da criança.
Considerações Finais
Mergulhar na recreação, tendo o meio líquido como um espaço inclusivo, é um novo olhar sobre a prática pedagógica da natação, possibilitando a este ser um ambiente que ofereça condições para o desenvolvimento pessoal de toda e qualquer criança, sem excluir as expectativas tanto do professor como do aluno, num processo bilateral, contribuindo para a construção de um novo saber, ressignificando o papel do professor de natação para crianças nas escolas que oferecem a requerida modalidade esportiva.
Dificuldades e obstáculos são inerentes a todas as relações e não seria diferente nesta entre professor- aluno. Entretanto, um bom profissional dotado das características importantes a atuação, como alegria, criatividade, compromisso, entre outras, apresenta maiores possibilidades de superar as adversidades e conseguir atingir o próprio objetivo e o exigido pela profissão, tendo ressonâncias positivas na realização de um bom trabalho.
Com base nos resultados desse estudo evidencia-se a necessidade cada vez maior de haver um engajamento do profissional, atuante nas escolas de natação, demonstrando muita inovação, dedicação e realmente gostando daquilo que se faz, uma vez que o prazer e a satisfação representam requisitos importantes para que os desejos, expectativas e anseios do publico alvo sejam plenamente satisfeitos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FREIRE, M; ANDRIES JR, O. O lúdico e a água. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE, 2001 MINAS GERAIS.
FREIRE, M. Tim-bum: mergulhando no lúdico. In SCHWARTZ,G.M. (org) Dinâmica Lúdica. São Paulo,2004.
LE BOUCH,J. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar, porto alegre : Artes Médicas, 1989.
DELUCA, A.H; FERNANDES, I.R.C, Brincadeira e jogos aquáticos. Rio de Janeiro,2002.
FOX, Edward, BOWERS, Richard, FOSS, Merle. Bases fisiológicas da educação física e d dos desportos. Tradução de Giuseppe Taranto. 4.ed. Rio de Janeiro : Guanabara,
1991.
DAMASCENO, Leonardo.Natação para bebês.Rio de Janeiro: Sprint,1994.
BENTO,Jorge Olímpio.Pressupostos para o entendimento das funções de planejamento e a a avaliação no processo de ensino.Universidade Federal do Espírito Santo,1989.Apostila.
DAMASCENO , Leonardo. A estimulação essencial e a natação para bebês.In:Curso de N Natação - A psicomotricidade e a Natação aplicadas a crianças de 0 a 10 anos.Rio de J Janeiro:1986.Apostila.
FARIA, Anália R. de.O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget.São P Paulo:ATICA, 1989.
FONSECA, Vitor da .Psicomotricidade .São Paulo:Martins Fontes,1983 BRITO, CARLOS ALEXA, natação teoria gestáltica uma nova concepção de pedagogia.
CORRÊA, C.R.F; MASSAUD,M.G. Natação na pré escola. Rio de
ASCA (American Swimming Coaches Association) Newsletter de Novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...